Projeto Fundação Biologia nas Fronteiras da Diferença
SOBRE
O projeto Fundação Biologia nas Fronteiras da Diferença é mais um dos braços do Projeto Fundão Biologia. Fundado em 2016 e Coordenado pelo Professor Thiago Ranniery da Faculdade de Educação, o grupo envolve estudantes de graduação de cursos de licenciatura da UFRJ (Pedagogia e Ciências Biológicas), estudantes de pós-graduação (PPGE e ProfBIO) da UFRJ, além de professores da rede pública de educação básica da cidade e do estado do Rio de Janeiro.
O projeto desenvolve atividades de formação em gênero, sexualidade, raça e diferença para professores e estudantes da educação básica e do ensino superior por meio de oficinas, rodas de conversas, palestras e cine-debates. Essas atividades partem seu desenvolvimento a partir do diálogo, demandas e inquietações apresentadas pelas escolas parceiras em que o projeto atua. Assim, com o objetivo de atender as especificidades das histórias locais.
Visa-se a partir destas ações a experimentação de oficinas como espaços de intervenção disruptiva e de conversas mediadas entre diferentes sujeitos sobre as múltiplas interfaces de gênero e sexualidade com o desempenho escolar, avaliação, cotidiano escolar, formação de professores, juventude, infância, família, raça, violência e ciência.